PÍPPI MEIALONGA - Astrid Lindgren


Píppi Meialonga"Este é um dos livros mais famosos da literatura infantil escandinava. É também uma celebração da alegria de viver com disposição e sem medo. Sua heroína é uma menina de nove anos incrivelmente forte - capaz de levantar um cavalo - que não tem pai nem mãe e mora sozinha, feliz da vida. Ela mesma faz suas roupas - bem esquisitas - e sua comida - biscoitos, panquecas e sanduíches. Píppi Meialonga é destemida e sapeca, e lembra muito a bonequinha Emília, do Sítio do Pica-Pau Amarelo, para quem nada é impossível.
Nada convencional e um tanto anárquica, causa espanto e confusão por onde passa, seja na escola, no circo ou na casa dos vizinhos tradicionais. Para ela, o mundo é uma grande brincadeira (...). Enfim, Píppi é uma menina encantadora, que realiza os sonhos  de liberdade e aventura de todas as crianças.
Astrid Lindgren nasceu em 1907, numa fazenda no sul da Suécia, e morreu em 2002, em Estocolmo. Escreveu mais de oitenta livros que foram traduzidos em mais de setenta línguas. Em 1958 recebeu o prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante da literatura infantil mundial."