Obras recomendadas para atividades com mediação dos professores:
CONTOS DE ANDERSEN
O escritor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875) foi um dos primeiros a escrever histórias voltadas mais especialmente para as crianças. Algumas foram registradas a partir da tradição popular, outras foram criadas por ele.
De origem humilde, conhecia pela própria vivência os constrastes sociais, e isso pode tê-lo auxiliado na construção de seus contos.
Histórias como A pequena sereia, O soldadinho de chumbo, O patinho feio e A roupa nova do rei são algumas dentre suas produções mais conhecidas.
Há diversas edições e formatos do livro. Esta é da Editora Paulus, em formato grande e capa dura, com belas ilustrações de Matthieu Blanchin e tradução de Virgínia Küster Puppi.
OS CONTOS DE GRIMM
"Em edição primorosa, ricamente ilustrado e com a capa dura, o livro apresenta 49 contos dos consagrados irmãos Jakob e Wilhem Grimm. Suas histórias populares e lendas continuam atuais até hoje, mesmo após dois séculos de criação. Entre elas destacam-se Joãozinho e Mariazinha, A gata borralheira, Chapeuzinho vermelho, entre muitas. Outro grande diferencial da obra é que os livros foram traduzidos direto do alemão - a língua materna dos irmãos Grimm -, pela consagrada escritora Tatiana Belinky."
LIVRO:
"Arca de Noé" é também o título do primeiro poema deste livro. O conjunto é formado por 32 poemas, a maioria sobre bichos. Diversos deles têm também versões musicadas, disponíveis em CDs, e se tornaram clássicos da MPB para crianças. São uma leitura deliciosa e divertida, e ótimos também para aprender de cor e cantar.
Curiosidades sobre os poemas e as músicas:
- Começam a ser escritos ainda na década de 50, quando Vinícius cria alguns poemas para seus filhos. Alguns são musicados, na época, por Paulo Soledade.
- Em 1954, "O relógio" e "São Francisco" são gravados em disco no Brasil por Sílvio Caldas.
- Em 1969, Vinícius grava um disco na Itália ("La vita, amico, è l'arte dell'incontro") onde inclui a versão musicada, em italiano, do poema "A casa" (aquela que "era uma casa muito engraçada / não tinha teto, não tinha nada"). Na Itália, Vinícius conhece o brasileiro Toquinho, que se torna seu amigo e parceiro musical.
- Em 1970, é publicada no Brasil a primeira edição do livro "A arca de Noé", pela Editora Sabiá.
- Em 1972, de novo na Itália, sai o disco "L'Arca - canzoni per i bambini", com alguns dos poemas musicados pelo próprio Vinicius.
- Em 1980, três meses após a morte do poeta, dentro do projeto ao qual ele se dedicou nos últimos tempos de sua vida, é lançado no Brasil o disco "A arca de Noé 1"; e, em seguida, em 1981, vem "A Arca de Noé 2". Vozes consagradas da MPB interpretam as canções.
- Em 2013, organizada por Adriana Calcanhotto, é lançada no Brasil uma nova versão do CD "A Arca de Noé".
ARMAZÉM DO FOLCLORE - Ricardo Azevedo
A MULHER GIGANTE - Gustavo Finkler e Jackson Zambelli

"A Mulher Gigante faz parte da Série Colagens, livros ilustrados com esta técnica pela artista plástica Laura Castilhos.
Os autores Gustavo Finkler e Jackson Zambelli divertem o leitor com o inusitado. Os personagens que surgem não são nada comuns e fazem tudo de um jeito diferente. A Mulher Gigante foi primeiro um CD, depois virou um espetáculo, que tem viajado por muitos lugares para apresentações, e, agora, vira um livro, com um CD de brinde. Leiam, cantem, dancem e divirtam-se!"
(Porto Alegre: Editora Projeto, 2000.)
A FAMÍLIA SUJO - Gustavo Finkler_______
"Inaugurando a Série Cuidado Que Mancha, A Família Sujo é um livro/CD que conta, de maneira divertida, a história de uma família diferente.
No CD, com muito humor, os atores interpretam os personagens, executam a sonoplastia e cantam as canções que contagiam as crianças.
O Grupo Cuidado Que Mancha é conhecido pelo sucesso do livro/CD/show A Mulher Gigante."
(Porto Alegre: Editora Projeto, 2002.)
FÁBULAS ITALIANAS - Italo Calvino
GRAMÁTICA DA FANTASIA - Gianni Rodari

(TÉCNICAS DE ESCRITA CRIATIVA)
"Por meio da análise de variadas técnicas de invenção, Rodari oferece um eficaz instrumento para os que acreditam na criatividade infantil. Mostra como uma aula pode se tornar criativa, agradável, instigante. E não se restringe ao universo 'clássico' da literatura infantil, pois propõe técnicas a partir de jornais, fatos históricos, geográficos, etc."
